quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

O que é a Massagem Terapêutica?

Temos vários pacientes que perguntam "o que é massagem terapêutica?" ou "qual a diferença entre massagem de relaxamento e terapêutica?", que tem dúvidas naturais e alguns receios, e alguns que ainda pensam que somos fisioterapeutas... Escrevo isto para esclarecer algumas dessas dúvidas.

A massagem terapêutica separa-se da massagem convencional, apesar de muitas massagem terem também efeitos terapêuticos.

Além da formação (tipo e carga horária) ser muito diferente, a massagem convencional é focada em relaxar o paciente (algo que em si é terapêutico), mas a massagem terapêutica é focada em restabelecer o sistema musculoesquelético. O objectivo é o tratamento de lesões e patologias, usando técnicas de manipulação mais profunda, mobilidade, etc., e apesar de ser focada no tratamento, o paciente depois relaxa, sendo assim o relaxamento, um "efeito secundário" dos músculos normalizarem.

Em outros países, os massagistas terapêuticos trabalham lado a lado com os fisioterapeutas. A massagem terapêutica não é para ser uma alternativa à fisioterapia, não somos "opositores", mas sim algo que complementa o tratamento.

O massagista terapêutico é alguém que teve formação com profissionais variados (fisioterapeutas, ortopedistas, fisiatras, osteopatas,etc.), onde aprendem várias técnicas terapêuticas, vários métodos de diagnóstico mecânico, aprendem a ler e interpretar exames médicos e relatórios médicos, e muito mais.

Quando há uma lesão, patologia ou cirurgia, o trabalho do massagista terapêutico é normalizar o sistema musculoesquelético, usar as técnicas de massagem terapêutica para tratar e prevenir lesões (em pós operatório servem também para impedir aglomeração incorrecta de tecido cicatrizado), para depois o fisioterapeuta aplicar fisioterapia e trabalhar o movimento e a recuperação do mesmo.

Um massagista terapêutico não diz "não vá ao médico" ou "não tome isso". Nós trabalhamos em conjunto com todos os profissionais, sendo uma terapia complementar, onde a nossa opinião e diagnóstico não pode (nem deve) interferir com o tratamento médico, mas pode auxiliar no diagnóstico ou apresentar uma forma de tratamento complementar. 

Hipócrates, pai da medicina moderna, sendo assim considerado quase como "o primeiro médico", recomendava massagens para tratamentos de vários problemas. A massagem terapêutica é usada e reconhecida milenarmente na Ásia... Não é algo moderno, mas sim aplicação de conhecimentos modernos, combinados com técnicas e sabedoria milenar.

Quem apenas queira recuperar de uma patologia, a fisioterapia provavelmente chega. Quem queira uma recuperação excepcional, que queira maximizar o efeito da fisioterapia e recuperar melhor e mais rápido, deve usar em conjunto ambas as técnicas.


Esperamos que este post ajude a esclarecer o objectivo da massagem terapêutica, e qual o seu uso: o tratamento de dores ou patologias diversas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Peso e perda de peso

Imaginam quantas pessoas entram no nosso centro de terapias a dizer "quero perder peso"? Muitas mesmo. Demasiadas...  Mas atenção,...