quarta-feira, 6 de março de 2024

Peso e perda de peso

Imaginam quantas pessoas entram no nosso centro de terapias a dizer "quero perder peso"? Muitas mesmo. Demasiadas... 

Mas atenção, isto é algo que apelamos às pessoas para não fazerem e não tentarem! Quando explicamos porquê, as pessoas percebem que afinal não querem perder peso, e o que querem é outra coisa... Curioso/a? Nós explicamos:

Começamos por explicar que o problema não é o peso em si (pensem bem: não diriam a um atleta de competição com mais de 100kg, muito dele em músculo, que ele está gordo e precisa perder peso, certo?), mas sim a forma, volume, e estado de saúde.

A balança é algo útil para pesar fruta e legumes, e como os seres humanos que vão ao nosso centro de terapias não são frutas nem legumes, começamos logo por avisar que a balança tem uma função quase inútil... Serve apenas para sabermos o peso para se fazer o cálculo de água, etc, não sendo o peso minimamente relevante fora disso. 

O que a maioria das pessoas deseja é perder gordura, mas para isso correr bem sem desequilibrar o metabolismo todo, tem que ser bem pensado e bem executado. Geralmente, as tentativas de "perder peso" funcionam, as pessoas efectivamente perdem peso, mas perdem em músculo, não gordura, e depois tem lesões e dores... Se isto soa a um mau plano, é porque o é!

Se querem algumas dicas para afinar o metabolismo, comecem por beber a quantidade certa de água (não é a água que acham certa, nem 1,5L porque isso é o geral...), comecem a comer regularmente (de 3 em 3 horas), e a saber descansar (sim, descansar! Descansar é importante no metabolismo de queima de gordura e processamento de energia).

Quando as pessoas começam a afinar o metabolismo, começam a notar alterações positivas, começam a perder volume excessivo causado por retenção de líquidos, começam a ter boa energia para treinar o que gostam, começam a aleijarem-se menos, etc., e assim sabemos que estão bem encaminhados para os seus objectivos.

Temos pacientes que nos procuram directamente, e temos alguns que apenas dizem "quero perder peso" seja por que razão for, mas todos eles são aconselhados ao mesmo: comecem por afinar metabolismo. Sem isso, nada funciona bem, e podem perder o que não querem.

Se as pessoas meterem na cabeça que têm que pesar X porque acham que sim, sem perceberem que o esqueleto e tipo de corpo tem que manter proporção e que o X pode bem ser impossível de atingir saudavelmente, essas pessoas devem ser avisadas do mal que fazem à saúde. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Peso e perda de peso

Imaginam quantas pessoas entram no nosso centro de terapias a dizer "quero perder peso"? Muitas mesmo. Demasiadas...  Mas atenção,...