quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

OMS recomenda massagem

     No fim do ano de 2023, a OMS (Organização Mundial de Saúde) fez uma directriz / recomendação, baseada em vários estudos realizados, relativamente a “dor de costas crónica” (também chamada “lombalgia”), ou seja, algo recorrente e muito comum. A estimativa da OMS é que 1 em cada 13 pessoas, ou seja, 619 milhões de pessoas, em todo o mundo sofre ou teve um episódio de dor de costas considerado crónica durante 2020.

Como podem observar, é algo que afecta imensa gente, e que a OMS e médicos tentam reduzir ao máximo. Por isso fizeram estudos onde comprovaram o que funciona, o que não funciona, e ainda o que não se sabe concretamente se funciona pela ausência de estudos.

A OMS provou e recomendou tratamentos não-cirúrgicos (como massagem e acupuntura), que considerou eficazes no tratamento da dor de costas, e desaconselhou coisas como certos fármacos e apoios / cintas.

Isto são na realidade excelentes notícias, pois além de ser uma evolução e modernização na saúde em si, sabemos agora métodos mais eficazes de melhoria. Obviamente ficamos felizes de poder contribuir para isso, e de ver reconhecido o papel da massagem em si na saúde.


Caso desejem ler o estudo na fonte, podem começar por aqui:

https://www.who.int/news/item/07-12-2023-who-releases-guidelines-on-chronic-low-back-pain


Caso desejem ler notícias relativamente a isso, tem aqui algumas:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Peso e perda de peso

Imaginam quantas pessoas entram no nosso centro de terapias a dizer "quero perder peso"? Muitas mesmo. Demasiadas...  Mas atenção,...