quinta-feira, 29 de julho de 2021

Medicina Tradicional Chinesa (MTC) ou Acupunctura

    Muita gente confunde, pensando que são a mesma coisa, ou até que "a medicina chinesa é só meter agulhas"...

    Para isto, escrevemos este texto, para ajudar a desmistificar isto tudo e para ajudar na compreensão do tema (principalmente quem procura tratamento de algo mas têm alguns receios porque não entende a cultura ou métodos de tratamento).

    A acupunctura faz parte da MTC, sendo na realidade apenas cerca de 20% da MTC, sendo eficaz para tratamento directo e imediato, por isso tornou-se mais popular no Ocidente, mas, por incrível que pareça, no Oriente são mais usados os outros ramos da MTC, como a fitoterapia (uso de plantas medicinais), a massagem, a nutrição/dietética e o exercício (tai chi/ chi kung), pois é uma medicina mais preventiva, que consegue tratar com tempo e calma, corrigindo o corpo e mantendo o delicado equilíbrio do corpo.

    Geralmente quando pensamos em MTC, a nossa mente vai logo para a acupunctura, mas muitos acupuncturistas e praticantes de MTC fazem massagem, usando as mãos, alguns aparelhos como ponteiros e gua sha, usam moxa, etc, havendo uma variedade bastante grande de tratamento, sem ter que pensar ou abordar agulhas (para quem têm fobia, isto são excelentes notícias).

    No Oriente, é mais comum o médico de MTC prescrever uma fórmula de ervas medicinais, alterações na dieta, ou alterações no padrão de vida, do que realmente recorrer logo à acupunctura (atenção, isto não tira mérito ou valor algum à acupuntura, pois é uma excelente ferramenta, fazendo parte integral da MTC).

    Esperamos que isto ajude a relaxar as pessoas que têm receios ou dúvidas sobre a MTC, e receio de agulhas também. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Peso e perda de peso

Imaginam quantas pessoas entram no nosso centro de terapias a dizer "quero perder peso"? Muitas mesmo. Demasiadas...  Mas atenção,...