segunda-feira, 8 de março de 2021

Quente ou Frio?

     Das perguntas que ouvimos mais vezes no nosso espaço de terapias é "devo colocar quente ou frio?", e por isso mesmo achamos um bom tópico para começar a tentar esclarecer o melhor possível a situação.

    A diferença entre a aplicação de frio ou calor, não é questão de preferência (o terapeuta não aplica frio porque gosta de arrefecer os pacientes), mas sim dos respectivos efeitos terapêuticos. 

    O frio é excelente para reduzir inchaço, inflamação, circulação e prevenir lesões. É também levemente analgésico. Evita que as zonas inchem, evita que o "estrago seja maior". É o que devemos aplicar logo (pelo menos 3 dias) após uma lesão, trauma, impacto, etc.

    O quente é excelente para aumentar a circulação e para ajudar a relaxar os músculos. Após a fase inicial da lesão (onde se aplica gelo), a aplicação de calor pode ajudar a recuperar mais rapidamente. Apenas devemos ter atenção para não aplicar calor sobre algum tecido que ainda esteja inflamado, pois pode piorar ainda mais a inflamação (sim, pode saber bem no momento, mas depois demora mais tempo a tratar a inflamação).

    Estou disponível para esclarecer as vossas dúvidas. Basta comentarem e respondo-vos.

Espero que gostem

Sem comentários:

Enviar um comentário

Peso e perda de peso

Imaginam quantas pessoas entram no nosso centro de terapias a dizer "quero perder peso"? Muitas mesmo. Demasiadas...  Mas atenção,...