segunda-feira, 15 de março de 2021

R.I.C.E

    R.I.C.E é um acrónimo de um principio usado em medicina (principalmente medicina desportiva). É um dos princípios que se aprende logo bem cedo no tratamento de lesões, e é das coisas mais úteis que podemos aprender quando lidamos com lesões sérias. É frequente ver anotações médicas onde escrevem simplesmente nas recomendações "R.I.C.E.", em vez de escrever um a um, detalhadamente. 

    R.I.C.E. significa:

  • Rest (Descanso)
  • Ice (Gelo)
  • Compression (Compressão)
  • Elevation (Elevação)

    Estes são os quatro elementos deste princípio extremamente eficaz no tratamento de lesões, e tentaremos analisar um a um, para determinar o "porquê":

    Sem descanso, uma lesão não se trata correctamente! (Sim, pode ir melhorando aos poucos, mas nada é garantido, muito menos uma melhoria!). Se não paramos de esticar e contrair o músculo, se não paramos de o usar, ele não consegue regenerar-se correctamente e pode ainda piorar. Por isso mesmo, aliviar a carga na zona lesionada e descansar, são importantíssimos no tratamento de uma lesão.

    Sem aplicarmos gelo, além de inflamação, temos acumulação de líquidos, hematoma, e outras possíveis complicações. O gelo faz uma constrição da zona, o que além de evitar ou reduzir a inflamação, tenta manter os tecidos no lugar, evita que haja derrames ou líquidos acumulados na zona, etc.

    Compressão é importante para manter tudo no lugar certo. Para isso, é importante que primeiro seja verificado por um profissional, para garantir que realmente está tudo no local certo, antes de aplicar compressão para evitar movimentos desnecessários e impedir que algo saia do lugar. Não é só apertar, mas sim saber também quanto devemos apertar.

    Elevação é excelente para garantir "escoamento" dos fluidos do corpo. Se aplicarmos elevação, reduzimos o inchaço e a retenção de líquidos indesejados. 

    Tudo isto junto, quando bem aplicado, ajuda o corpo a recuperar rapidamente de lesões. Apesar de ser aplicado às vezes nas lesões do dia-a-dia, este principio é dos mais usados para correcto tratamento de lesões desportivas. Se funciona bem com desportistas de alto desempenho, de certeza que funciona bem para lesões ligeiras do dia-a-dia.

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