segunda-feira, 22 de março de 2021

Terapias Complementares e Terapias Alternativas

    No nosso espaço praticamos, tanto, as terapias complementares como as alternativas. Damos, sempre que possível e que seja da vontade do paciente, preferência pelo tratamento o mais natural possível.

O que são as “Terapias Complementares”?

    As “Terapias complementares” são todas as que podem ser feitas juntamente com outros tratamentos, inclusive os tratamentos de medicina convencional. Tentamos sempre que a nossa abordagem seja complementar e multidisciplinar, tentando sempre tratar o corpo de forma holística, nunca interferindo com tratamentos de outros terapeutas ou médicos. 

    As terapias complementares também são usadas para recuperação de lesões ou problemas, e por isso é frequente tratarmos pessoas que foram anteriormente operadas ou acompanhadas medicamente (com fármacos, fisioterapia, etc.), tentando que a nossa abordagem ajude o paciente, pois é isso mesmo que acreditamos, que “a saúde do paciente está em primeiro lugar”, independente de “quem” ou “como” cura.

O que são as “Terapias Alternativas”?

As “Terapias alternativas” são todas as formas de terapias que não são contempladas como medicina convencional. Apesar de nos últimos anos a lista de métodos terapêuticos reconhecidos em Portugal ter aumentado, ainda é muito limitada, havendo certos tipos de tratamentos que utilizamos que ainda não são reconhecidos, (mesmo com valiosos contributos para a medicina global e comprovados cientificamente), como “medicina” em Portugal.

Bons exemplos disso são a massagem em si, shiatsu (massagem tradicional japonesa), magnetoterapia (uso de ímanes para fins terapêuticos), etc. 

        Conclusão: Qualquer terapia, mesmo que considerada alternativa, que possa e seja usada em complemento com outras medicinas sem interferência (mesmo a convencional), são terapias complementares. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Peso e perda de peso

Imaginam quantas pessoas entram no nosso centro de terapias a dizer "quero perder peso"? Muitas mesmo. Demasiadas...  Mas atenção,...